ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Ensino Superior
UEPG mantém dois dias de prova para Vestibular de Inverno
Sexta-feira, 03 de fevereiro de 2012
 
 
Em caráter excepcional, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai manter os dois dias de provas no Vestibular de Inverno de 2012, conforme portaria (R. nº 20) assinada nesta quinta-feira (2/2) pelo vice-reitor Carlos Luciano Sat’Ana Vargas, no exercício da Reitoria. As provas estão marcadas para os dias 15 e 16 de julho.

Em novembro do ano passado, a UEPG havia anunciado mudanças no concurso, com o aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como etapa do vestibular (Conhecimentos Gerais, Redação e Língua Estrangeira). Assim, a instituição aplicaria somente as provas da etapa vocacionada em apenas um dia (sempre no domingo). O Enem seria pré-requisito para prestar o Vestibular da UEPG.

A decisão de manter a sistemática dos concursos vestibulares anteriores se deve ao cancelamento da prova do Enem, pelo Ministério da Educação, prevista para o primeiro semestre desse ano, o que permitiria que estudantes do ensino médio que não prestaram o exame do ensino médio em 2011 pudessem participar do vestibular da UEPG, já sob novo formato.

Segundo o coordenador geral da Comissão Permanente de Seleção (CPS), professor Ivo Mário Mathias, a medida segue uma filosofia adotada pela instituição, de sempre atender aos anseios dos estudantes que, diante do cancelamento das provas do Enem previstas para abril próximo, ficaram impedidos de prestar o vestibular da UEPG. “Dessa forma ninguém sairá prejudicado”, reforça.

MUDANÇAS - Para o próximo Vestibular de Verão (em dezembro) e concursos posteriores fica mantido o novo sistema anunciado pela UEPG no ano passado, com apenas um dia de provas. O concurso passará a ter o Enem como pré-requisito, com possibilidade de utilização de qualquer edição a partir de 2009.

Instituídas pela Resolução UNIV. nº 34, as mudanças foram bastante discutidas no âmbito institucional, passando pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), Conselho de Administração (CA) e Conselho Universitário (Consu). O objetivo é adequar os vestibulares da UEPG às políticas educacionais do país para o ensino médio, que visam à democratização do acesso ao ensino superior.

O coordenador da CPS lembra que a UEPG já adotava o Enem, na composição da nota do vestibular, mas de forma optativa. O candidato poderia solicitar o aproveitamento do resultado obtido nas provas objetivas do Enem, desde que tivesse, no mínimo, 40% de acerto no somatório das questões objetivas do exame.

Agora, a participação no Enem será obrigatória, uma vez que a nota obtida a partir do exame de 2009 será usada integralmente na composição da nota do candidato, com peso de 48% (máximo de 5 mil pontos). Essa nota será somada à pontuação obtida na prova vocacionada, que terá peso de 52% (máximo de 5.400 pontos). O número de questões será aumentado de 15 por disciplina para 20, totalizando 60 questões, no sistema somatório, com duração de quatro horas.

Os demais procedimentos para inscrição, exclusivamente pela internet, política de cotas, acesso aos locais de prova, divulgação de resultados, matrícula e registro acadêmico seguem as regras de concurso vestibulares anteriores, com orientações especificadas no Manual do Candidato. As informações sobre período de inscrições e locais de provas, entre outros detalhes de cada concurso, serão definidas e divulgadas em editais específicos.

Fonte: Agencia de notícias do estado

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br