ÚLTIMAS NOTÍCIAS / SEGURANÇA
Exames físicos de candidatos a PM começam no fim do mês
Quarta-feira, 04 de janeiro de 2012
 
 
A Seção de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar do Paraná divulgou as datas das próximas fases de seleção para os cargos de policial e bombeiro militar. Segundo o chefe da Seção de Recrutamento e Seleção da PM, primeiro-tenente Fábio Barros Nunes, muitos candidatos são convocados, mas devido à falta de atenção perdem prazos e a oportunidade de ingressar na polícia. No fim do mês, começam os exames físicos dos convocados.
Nunes pede para todos os candidatos acompanharem as publicações de editais no site da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/Uel), www.cops.uel.br/concursos/88_policia_militar.
O processo garante a conclusão da seleção para preencher as 2 mil vagas para soldados policiais e 500 vagas para soldados bombeiros, conforme anunciou o governador do Estado, Beto Richa. O concurso foi lançado no final de 2009 e prorrogado em julho do ano passado pelo governador Beto Richa. O governo autorizou a convocação de 2 mil policiais militares, dos quais 275 já haviam passado pelas fases de exames e documentação.
Das 500 vagas para bombeiros, 39 foram preenchidas, e para policiais, das 2 mil vagas, 275 foram ocupadas. Para o preenchimento das 461 vagas para bombeiros, e 1.725 para policiais, serão chamados para testes 6.672 candidatos a policiais, e 1.784 candidatos a bombeiros. Nunes explica que são chamados mais candidatos que o necessário, porque muitos deles reprovam na primeira fase, o teste físico, ou já ultrapassaram a idade mínima para ingresso na corporação (30 anos, conforme o edital 061/2009).
Os candidatos que se inscreveram nas vagas para afrodescendentes passam por subcomissão composta de cinco pessoas, que realizam entrevistas, a fim de confirmar a afrodescendência. Os candidatos a soldados policiais realizaram a entrevista nos dias 7, 8, e 9 de dezembro, e os candidatos a bombeiros serão avaliados na próxima quinta-feira (5). Cerca de 113 candidatos se inscreveram para ocupar essas vagas.
FÍSICO – Depois de finalizada a etapa das entrevistas, os candidatos listados nos editais 658/2011 e 666/2011 serão convocados para o exame de capacidade física (Ecafi), que deve ocorrer em 30 e 31 de janeiro, e em 1.º, 2 e 3 de fevereiro. Especialmente para os candidatos a bombeiros, as provas se estenderão aos dias 6 e 7 de fevereiro, para os testes de habilidades específicas, como subida no cabo, mergulho, natação e transposição em trave suspensa. As provas ocorrerão em todo o Estado, simultaneamente nos núcleos de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. O resultado do exame estará disponível a partir de 10 de fevereiro.
Ainda em fevereiro, os candidatos terão que preencher o Formulário de Dados Biográficos (FDB) da Pesquisa Social, que passará também por uma comissão que avaliará se o candidato não possui conduta que o contraindique para a função. No mesmo mês será feita a convocação para o exame de sanidade física e mental.
Em março e abril sairão os resultados dos testes acima e, em maio, será a solenidade de investidura e posse dos novos policiais e bombeiros militares.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br