ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Olimpíadas Escolares
Paraná ganha 14 medalhas de ouro nas Olimpíadas Escolares
Terça-feira, 20 de setembro de 2011
 
 
O Paraná conquistou 14 medalhas de ouro nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, encerradas nesse domingo (18/9), em João Pessoa, na Paraíba, para alunos de 12 a 14 anos. Atletas do Estado também ganharam 12 medalhas de prata e 7 de bronze. Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, a competição reuniu o melhor do esporte estudantil do País nessa faixa etária.

Nas modalidades coletivas, embora o Paraná tenha chegado com várias equipes até a última rodada, o único ouro foi no futsal feminino, Primeira Divisão. Na decisão do título, as meninas do Colégio Caesp, de Foz do Iguaçu, superaram o representante da Paraíba, o Colégio QI Epitácio, por 3 a 1. Na outra final que o Paraná disputou no domingo, na Divisão Especial, o voleibol masculino do Colégio Dom Bosco, de Curitiba, fez um jogo de perder o fôlego contra Santa Catarina, mas acabou derrotado por 3 sets a 2.

As outras 13 medalhas de ouro vieram de modalidades individuais. O recordista de medalhas foi André Lima, atleta de natação do Colégio Dom Bosco, de Curitiba. Ele venceu as provas dos 50 e 100 metros livre, dos 50 metros borboleta e participou do revezamento 4x50, que também ganhou ouro.

A segunda atleta paranaense com mais medalhas de ouro (três) é da ginástica rítmica: Bruna Silva, do Colégio Comunitário, de Toledo. Ele venceu nos aparelhos bola e fita e no individual geral.

Com duas medalhas de ouro aparece a atleta de ciclismo Renata da Silva Lopes, do Colégio Estadual Francisco Vilanueva, de Rolândia. Ela ganhou nas provas estrada e revezamento.

Quatro atletas conquistaram uma medalha de ouro: Thaís Kondo, do judô; Henrique Painhas, da natação; e Anderson Cerqueira e Henrique Gomes, do atletismo. Anderson, da Escola Estadual Adélia Barbosa, de Londrina, faturou o ouro nos 250 metros. Seu colega londrinense Henrique, da Escola Barão do Rio Branco, conquistou o hexatlo.

Na natação, Henrique Painhas foi o primeiro na prova 100 metros borboleta; e no judô Thaís foi a melhor na prova meio-leve, até 44kg.

COLETIVAS – Além do ouro, o voleibol contribuiu também com uma medalha de bronze no feminino, na Divisão Especial, com as meninas do Colégio Sion, de Curitiba, repetindo a conquista de 2010. A definição do terceiro lugar foi na vitória por 3 a 0 contra o Colégio Impacto, do Pará.

Também disputaram o terceiro lugar, todas da Divisão Especial, as equipes paranaenses de basquetebol feminino, futsal masculino e handebol masculino. Vale ressaltar que as disputas nas modalidades coletivas nas Olimpíadas Escolares são em duas divisões, com acesso e descenso de um ano para o outro. O Colégio Caep, de Foz do Iguaçu, por exemplo, subiu o Paraná para a Divisão Especial em 2012 no futsal feminino.

Para o secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, que acompanhou a delegação paranaense em João Pessoa, principalmente nas provas individuais, o Paraná está criando uma identidade cada vez mais forte com o esporte. “Nossa política está focada em duas áreas: esporte de participação, com cunho social, educativo e de cidadania; e esporte de rendimento, em que os investimentos vão garantir melhores resultados em todas as categorias e todas as modalidades”, disse.

Rodada final (Paranaenses)

Divisão Especial

Voleibol Masculino

Decisão de 1.º/2.º lugares

EBM Erwin Padre (SC) 3 x 2 C Dom Bosco (PR)

Voleibol Feminino

Decisão de 3.º/4.º lugares

Colégio Impacto (PA) 0 x 3 C SION (PR)

Basquete Feminino

Decisão de 3.º/4.º lugares

C La Salle (PR) 46 x 82 EE Geraldo Moreira (SP)

Futsal Masculino

Decisão de 3.º/4.º lugares

C São Francisco Xavier (PR) 2 x 3 Colégio 2001 (PE)

Handebol Masculino

Decisão de 3.º/4.º lugares

Educandário Amarante (RN) 21 x 17 C Nossa Senhora de Belém (PR)

Primeira Divisão

Futsal Feminino

Decisão de 1.º/2.º lugares

Colégio QI Epitácio (PB) 1 x 3 C. CAESP (PR)

Quadro de medalhas

Medalhas – Ouro – Prata – Bronze

Coletivas – 1 – 1 – 1

Atletismo – 2 – 2 – 1

Ciclismo – 2 – 2 – 2

Ginástica – 3 – 1 – 0

Judô – 1 – 4 – 2

Natação – 5 – 2 – 1

Total – 14 – 12 – 7

Fonte: Agência de Notícias do Pr

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br