ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Maior certificadora de orgânicos do mundo
Tecpar faz parceria com a maior certificadora de orgânicos do mundo
Terça-feira, 06 de setembro de 2011
 
 

A unidade de certificação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar Cert) firmou um acordo de cooperação com a Control Union , empresa de origem holandesa que é considerada a maior certificadora de produtos orgânicos do mundo. A parceria permitirá que a Control Union use a marca Tecpar Cert em países nos quais o instituto não atua e vice-versa, abrindo novos mercados para a certificadora paranaense.

O primeiro passo do acordo é a qualificação de auditores das duas empresas. O engenheiro agrônomo Javier Moreano Quintanilla, auditor da Control Union, passou duas semanas em Curitiba para receber treinamento nas normas brasileiras de certificação de sistemas orgânicos de produção e processamento e também treinar auditores locais nas normas européias e americanas. Segundo ele, esta é a primeira parceria do gênero firmada pela Control Union.

“Acreditamos que em breve a parceria entre as duas certificadoras vai gerar negócios”, afirmou diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, destacando a importância do aprendizado e da cooperação que deve trazer novos mercados para o Tecpar e para a Control Union.

“Com a parceria estaremos presentes em outros países, principalmente da América Latina”, afirma a gerente da unidade de certificação do Tecpar, Tânia Maria Mello de Carvalho. Segundo ela, o instituto foi procurado por três grupos de produtores peruanos de orgânicos interessados em exportar para o Brasil.

Hoje, no Brasil a certificação de produtos orgânicos é compulsória. “Não é mais um diferencial, é um requisito legal para o mercado”, afirma Tânia.

Fonte: Agência de Notícias do Pr

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br