ÚLTIMAS NOTÍCIAS / TECNOLOGIA
Novas tecnologias mudam participação política do cidadão
Quarta-feira, 06 de julho de 2011
 
 
Sociólogo e jornalista Ciro Marcondes Filho faz palestra no auditório do Tribunal de Contas nesta quarta-feira (29 de junho), às 10 horas sobre o tema “A web 3.0 e a questão da democracia virtual”. Na sua opinião, “a democracia eletrônica direta substitui a democracia representativa”

As novas tecnologias eletrônicas de comunicação oferecem perspectivas inéditas de interação entre as pessoas e de participação política do cidadão, mas trazem problemas também nunca antes enfrentados pelo ser humano. Estes são alguns aspectos que serão abordados pelo professor Ciro Marcondes Filho na palestra que dará aos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), nesta quarta-feira (29 de junho), às 10 horas, no auditório da Corte. O evento faz parte do calendário de celebrações dos 64 anos do TCE.

O tema da fala do sociólogo e jornalista será “A web 3.0 e a questão da democracia virtual”. Na opinião de Marcondes Filho, autor de 25 livros sobre informação e comunicação e referência básica em todos os cursos de Comunicação Social e Sociologia da Comunicação do país, “A web 3.0 irá unificar todas as tecnologias e fazê-las funcionar ao mesmo tempo. Junta-se a web semântica com a colaboração do usuário. O sistema fica mais complexo, os problemas também”.

Outro aspecto relevante das novas tecnologias, que se sucedem em ritmo frenético, é que elas moldam um novo tipo de participação política. “Do ponde de vista político, a democracia eletrônica direta substitui a democracia representativa. Tudo muda no espectro da cidadania, da cobrança e da participação. Imprensa, rádio e TV perdem o monopólio da notícia e o direito de escolha do que vai ser divulgado. A política se horizontaliza com a emergência das redes sociais”, destaca ele.

Marcondes Filho é livre docente e professor titular pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ele é titular da Cátedra Unesco de Divulgação Científica da universidade, além de coordenador do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da instituição. O palestrante também coordena o FiloCom – Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação da USP.

Texto: Omar Nasser Filho
Foto: Divulgação Paulus

Coordenadoria de Comunicação Social TCE/PR

Fonte: TCE PR

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br