ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Parceria com Cohapar
Prefeitos de 19 municípios discutem parceria com Cohapar
Terça-feira, 07 de junho de 2011
 
 

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, frecebeu nesta segunda-feira (6) prefeitos de 19 municípios do Paraná que vieram a Curitiba para discutir os programas habitacionais e a situação das parcerias com prefeituras.

“Estamos construindo um projeto, seguindo as determinações do governador Beto Richa, que vai atender as 399 cidades paranaenses. No início de abril já lançamos o programa Morar Bem Paraná, que beneficiará 100 mil famílias na área rural. Temos um planejamento para os próximos quatro anos”, destacou.

Hamilton de Paula, prefeito de Morretes, cidade atingida por fortes chuvas em março deste ano, explicou que as obras de 54 casas em caráter emergencial devem começar nos próximos dias, pois o governo federal liberou recursos. “A Cohapar se instalou em Morretes nestes meses de dificuldades que passamos, nos ajudou a elaborar projetos e hoje vemos os resultados aparecendo. A Prefeitura vai doar outra área para construção de mais casas, que atenderão as necessidades do município”, destacou o prefeito.

FINANCIAMENTOS – O presidente da Cohapar explicou aos prefeitos que a Cohapar vai buscar financiamentos internacionais para o atendimento de famílias de baixa renda que vivem em áreas de risco. “Vamos identificar todas estas localidades. Estamos buscando recursos junto ao Bird (Banco Mundial), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Agência Francesa de Desenvolvimento e Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata)”.

“Mas também é importante que as prefeituras se habilitem a receber os recursos do PAC/FNHIS (Programa de Aceleração do Crescimento/Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social) para que nenhuma família paranaense viva em áreas impróprias”, completou.

Chaowiche explicou ainda as frentes de trabalho da Companhia, além dos programas destinados à construção de casas urbanas e rurais. “Vamos atuar na melhoria das condições habitacionais e também na questão de titulação. Temos que investir no aumento da qualidade de vida das famílias, seja melhorando a casa ou dando o título de propriedade”.

“Tenho certeza que a gestão dos programas habitacionais no Paraná vai melhorar e quem vai ganhar com isso é a população do Paraná”, disse o prefeito de Quedas do Iguaçu, Edson Prado (Jacaré. A cidade recebeu um conjunto com 27 unidades no início do ano e já doou duas outras áreas para a Cohapar, uma destinada a 34 unidades urbanas e outra para 26 rurais.

O prefeito de Itapejara, Osvaldo José de Souza, informou que o município já tem uma área para 58 unidades com projeto em andamento na Cohapar e que está comprando outra com cinco alqueires para programas a serem executados em 2012. “Muito bom a gente ter acesso à diretoria da Cohapar para discutir de perto os assuntos que nos interessam”, disse.

O deputado federal Fernando Francischini, que acompanhou a reunião, afirmou que é importante esta aproximação dos prefeitos com a Cohapar e se colocou à disposição para colaborar em Brasília no que for necessário. “Já conhecemos o trabalho do Mounir da época em que esteve à frente da Cohab Curitiba e só esperamos o melhor agora na Cohapar. Estou muito confiante e em todos os municípios onde passo, sinto a expectativa dos prefeitos e das famílias que aguardam a casa própria”, disse.

Participaram da reunião ainda os prefeitos das cidades de Antonina, Guaratuba, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Paranaguá, Matinhos, Terra Boa, Cianorte, Rondon, Japura, Tuneiras do Oeste, São Tome, Jussara, Guaporema, Indianópolis, São Manoel.

COLOMBO - O prefeito de Colombo, J. Camargo, apresentou à Cohapar uma proposta de parceria para o desenvolvimento de novos projetos habitacionais no município para atender famílias com renda de zero a seis salários e moradores de área de risco. “Queremos promover o resgate social das famílias de menor renda do nosso município através de uma política de habitação séria. Uniremos esforços para atender a demanda social de Colombo”, disse o prefeito. “Nosso foco é proporcionar bem-estar à população e novos projetos são sempre bem recebidos”, disse o presidente da Cohapar.

Fonte: Agência de Notícias do Pr

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br