ÚLTIMAS NOTÍCIAS / meta do Ideb
36 cidades do Paraná superam meta do Ideb
Terça-feira, 06 de julho de 2010
 
 
Secretária de Educação estima que estado será o primeiro do país a alcançar a nota 6 nas séries iniciais, sete anos antes do previsto
O Paraná tinha em 2009 apenas 36 municípios que atingiram ou ultrapassaram a meta de qualidade educacional estabelecida para todo o país pelo governo federal. Até 2021, o Ministério da Educação (MEC) quer que todos os municípios brasileiros atinjam a nota 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A média é similar à conquistada por países que ficam no topo das avaliações internacionais, como a Finlândia.


De acordo com os dados do Ideb 2009, divulgados ontem pelo MEC, os municípios paranaenses que atingiram a meta são todos da etapa inicial do ensino fundamental, que vai do 1.º ao 5.º ano, ou da antiga 1.ª a 4.ª série. A média geral do estado nesta etapa é de 5,4 e, no Brasil, de 4,6. Conforme a secretária de estado da Educação do Paraná, Yvelise Arco-Verde, o estado deve atingir a média proposta pelo governo em 2014, se mantido o ritmo de crescimento verificado até 2009. “O Paraná deve ser o primeiro estado do país a atingir a média 6 nas séries iniciais”, diz. Do total de 399 cidades avaliadas, apenas 70 estão com Ideb entre 3,6 e 4,5. Alto Paraíso é a cidade com o menor índice – 3,6. Os municípios de Diamante do Sul, Laranjal e Mato Rico ficam na antepenúltima colocação, com média 3,7.
É nos anos finais do ensino fundamental (6.º ao 9.º ano ou da 5.ª a 8.ª série) que as médias do Ideb são menores e nenhuma cidade paranaense conseguiu antingir a meta de qualidade estabelecida para 2021. A média nesta etapa é de 4,3 no Paraná e de 4,0 no Brasil. Nessa etapa, o menor Ideb é da cidade de Jardim Olinda e Santa Mônica, com média 2,8. Grande parte das cidades está na metade do caminho. São 336, de um total de 381 municípios avaliados, que estão entre as médias 3,0 e 4,5. O município de Boa Esperança do Iguaçu possui a maior média, de 5,4.


Yvelise reconhece que nos anos finais do ensino fundamental o esforço é ainda maior, mas ressalta que houve avanço na proficiência dos estudantes recebidos em 2005. “Se eu passar a receber alunos com maior desenvolvimento com certeza iremos avançar cada vez mais. A tendência agora será de estagnação nos anos iniciais e de crescimento nos anos finais do ensino fundamental”, diz.


A secretária ressalta que o Ideb também leva em conta as taxas de aprovação e revela que no Paraná este índice fica em 93,6% nas séries iniciais e em 82,6% nos anos finais do ensino fundamental. “É mais fácil manter a taxa de aprovação alta nos primeiros anos, pois as crianças são menores, o professor é único em cada turma e os pais controlam melhor. Com o avanço da idade, o desafio de manter o aluno na escola é ainda maior”, diz.


O Ideb do ensino médio não aponta resultados por município, uma vez que a avaliação é realizada por amostra. O Paraná foi o estado que alcançou a maior média nesta modalidade, 4,2 . No Brasil a média é de 3,6.

Fonte: Gazeta do Povo

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br