ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Projeto Caiçara busca valorização da cultura local e do meio ambiente
Projeto, que foi lançado na quarta-feira, vai funcionar no Parque do Perequê, em Pontal do Sul
Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
 
 

A valorização da cultura caiçara e a preservação do meio ambiente são os objetivos do Projeto Caiçara lançado na quarta-feira (10), em Pontal do Sul. O projeto funcionará no Parque do Perequê, localizado ao lado do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Quem for conhecer o Projeto Caiçara poderá visitar uma exposição de animais marinhos do Litoral do estado, fazer trilhas no mangue e na restinga e assistir palestras sobre o tema. Além disso, os professores do CEM, pescadores e artesãos irão ministrar oficinas sobre observação de aves, identificação de tartarugas, identificação de golfinhos, manguezais, histórias de pescador e arte com sucata.

“O Projeto Caiçara busca a valorização dos costumes locais, visa resgatar a identidade do povo caiçara, promove a inserção da comunidade no seu ambiente, além de trazer novas opções de lazer para a população”, disse o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado.

Além das atividades citadas anteriormente, o projeto transformará resíduos orgânicos em fertilizantes naturais – processo denominado como compostagem. Os pontos de coleta do material orgânico serão instalados em locais de grande concentração de pessoas. A seguir, o projeto disponibilizará húmus produzido a partir dos resíduos, para a utilização em hortas e também em jardins.

O Projeto Caiçara é organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e pela Organização Não-Governamental Mar Brasil, e conta com o apoio do CEM da UFPR.

Série Ambiental

Seis livros infanto-juvenis com histórias relacionadas ao Litoral e à conscientização ambiental também serão lançados pelo projeto. O público alvo são crianças de nove a 12 anos.

As personagens são animais que contam histórias sobre os locais em que vivem. O boto cinza trata da história da baía, enquanto que o caranguejo Uçá conta a história do mangue. Além disso, o caranguejo marinha farinha ensina a história da praia, a Coruja Buraqueira trata da história da restinga e o papagaio da cara roxa aborda a questão mata atlântica e sobre as ilhas, o peixe Mero.

 

Fonte: Gazeta do Povo

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br