ÚLTIMAS NOTÍCIAS / DENGUE
Maringá multa quem mantém focos de Aedes aegypti
Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
 
 

Preocupada com a proliferação da dengue, a prefeitura de Maringá radicalizou e está multando todas as pessoas cuja residência ou comércio apresente focos do mosquito Aedes aegypti. Nos 40 primeiros dias de 2010, foram 11 multas – número igual ao aplicado durante todo o ano passado.

A penalidade, que é imposta nos casos em que os focos são encontrados mais de uma vez e está prevista em uma lei municipal, varia entre R$ 175 e R$ 16 mil, conforme o número de criadouros e o histórico do morador ou comerciante. O total de multas deve crescer nos próximos dias, já que há muitos cidadãos já notificados e que, na próxima visita dos agentes de saúde, podem ser punidos.

A postura firme do poder público se deve ao alto número de casos confirmados: 49 no ano, número que preocupa se comparado ao de 2009, que terminou com 69 registros. Para o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a população é a principal responsável pela proliferação da doença.

Os principais criadouros do mosquito, segundo ele, não são encontrados em terrenos baldios, mas em vasos de plantas e materiais recicláveis, como garrafas pet e potes de iogurte, descartados em quintais.

No Paraná

O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) mostra que, até o fim de janeiro, o Paraná teve 150 casos de dengue. No mesmo período de 2009, somavam-se 30 confirmações no estado. A Regional de Saú­­de de Maringá lidera o número de casos confirmados, com 55. Em se­­gui­­da estão as regionais de Foz de Iguaçu (25) e Londrina (23). Em Curitiba e região metropolitana foram apenas quatro registros.

Para Gilberto Martin, secretário de Estado da Saúde, as chuvas e as altas temperaturas explicam a pro­­li­­feração dos focos. “Mu­­nicípios das regiões de Maringá, Umuarama e Foz são os que têm apresentado maiores índices de infestação. Eles historicamente têm esse problema devido também às condições climáticas da re­­gião.”

Martin e técnicos da Vigilância Sanitária percorrem municípios onde a situação é mais crítica. A “Caravana contra a Dengue”, que chega a Maringá na sexta-feira, vai realizar palestras para o controle da endemia no estado.

 

Fonte: Gazeta do Povo

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br