ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Ahmadinejad acusa EUA de jogo duplo no Afeganistão
Ahmadinejad acusa EUA de jogo duplo no Afeganistão
Quarta-feira, 10 de março de 2010
 
 

Cabul, 10 mar (EFE).- O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, além de acusar os Estados Unidos de fazerem "jogo duplo" no Afeganistão, afirmou hoje que uma solução de estabilização para o país não será alcançada "militarmente".

Ahmadinejad chegou de manhã à capital afegã, em sua primeira visita oficial desde que se reelegeu. O primeiro compromisso dele foi uma reunião com seu colega afegão, Hamid Karzai. Depois, os dois falaram com a imprensa no palácio presidencial.

"Por que aqueles que lutam contra o terrorismo não triunfam?", perguntou Ahmadinejad, referindo-se aos Estados Unidos. "Porque eles fazem jogo duplo. De um lado, lutam contra o terrorismo. Do outro, mantêm a chama acesa", acrescentou.

O presidente iraniano classificou o conflito afegão como uma "guerra de inteligência". Na presença de um Karzai desconfortável, disse estar "certo" de que "os invasores" serão derrotados na luta "contra o povo afegão".

Sobre os 140 mil soldados estrangeiros que atualmente estão no país asiático, Ahmadinejad declarou: "Não vemos a presença de forças militares estrangeiras no Afeganistão como uma solução de paz. Não há como alguém bombardear uma festa de casamento e dizer que combate o terrorismo (...). A solução é fortalecer o Governo".

Para o líder iraniano, que negou que o Irã esteja tentando desestabilizar o Afeganistão, a pacificação do país não se dará pela via militar.

Depois, Karzai respondeu que os afegãos precisam do apoio tanto de países vizinhos, como o Irã, como da comunidade internacional.

Ele disse ainda que não gostaria de ver o Afeganistão sendo usado como campo de batalha de outras potências.

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br