ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Segurança
Paraná lança campanha de combate à violência contra crianças
Quarta-feira, 18 de maio de 2016
 
 

Nesta quarta-feira (18) será lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data, o Governo do Paraná lançará a campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes, chamada Viva Infância II. Em todo o Paraná, a semana também será marcada por mobilizações e ações de sensibilização em diversos municípios.

O material da segunda etapa da campanha Viva Infância é composto por uma cartilha educativa e uma série de vídeos para divulgação nas mídias sociais e internet. 

Com tiragem de 900 mil exemplares, a cartilha intitulada Quantas Crianças Correndo Perigo Você Consegue Encontrar Aqui? vai estimular as crianças a reconhecerem, nos desenhos apresentados, as diversas formas de violência a que podem estar expostas e a denunciá-las, contando com a ajuda de um adulto. 

Já os filmes da campanha reforçam a ideia de que todas as crianças e adolescentes têm o direito à infância e adolescência digna e feliz, mas que uma parcela significativa não tem acesso pleno aos direitos fundamentais. 

CRIANÇA PROTEGIDA – As ações protetivas também serão reforçadas com o lançamento do Criança Protegida, que deverá ocorrer em breve. 

O projeto é pioneiro no País e vai identificar biometricamente todas as crianças do Paraná, auxiliando o trabalho do Serviço de Investigação de Criança Desaparecida (Sicride). 

PROGRAMAÇÃO - A programação dos municípios para lembrar o 18 de Maio contará com palestras, eventos, distribuição de folhetos e abordagem nas escolas e vias públicas. 

Na Região Oeste, Cascavel realiza a Semana Municipal contra a Violência às Crianças e Adolescentes, que terá a participação de outros municípios da região. 

Em Santa Tereza do Oeste, acontece a 10º Semana de Sensibilização e Combate às Violências contra Crianças e Adolescentes com atividades culturais, teatros, premiações, artes circenses. 

A mobilização se repete na região Sul do Paraná. Em Cruz Machado as ações terão a participação das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Secretarias de Estado da Educação, da Saúde e do Conselho Tutelar, com distribuição de panfletos temáticos na comunidade e nas escolas. Também será realizada uma caminhada pelas principais ruas das cidades, com adesão de funcionários públicos municipais, alunos da rede municipal e estadual e pessoas atendidas nos Cras. 

O município de Londrina promoverá uma palestra com a doutora em psicologia Renata Maria Coimbra, que irá tratar da exploração sexual. 

No Litoral, será realizado o 2º Encontro do Núcleo Municipal de Prevenção à Violência, Promoção da Saúde e da Cultura da Paz, com o tema: Sensibilização para a Prevenção e Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Pontal do Paraná sediará o I Encontro Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com palestras e teatro. 

Em Morretes e Guaraqueçaba haverá distribuição de material informativo nas escolas públicas e vias públicas, em parceria com as entidades e escolas municipais e estaduais.

Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br