ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Meio Ambiente
Programa da Copel melhora convivência entre árvores e redes de energia
Quarta-feira, 21 de outubro de 2015
 
 

A Copel reuniu uma série de iniciativas com o objetivo de melhorar a convivência entre as árvores e as redes de energia. Pelo Programa Florestas Urbanas, a Companhia atua junto às prefeituras no planejamento da arborização das vias públicas, contribuindo para a preservação do meio ambiente nas cidades e para a redução das interrupções no fornecimento de energia causadas pelo conflito entre a vegetação e o sistema elétrico. 

O princípio básico é que as árvores adequadas sejam plantadas nos locais corretos. Para isso, o programa reúne ações como a produção de mudas, melhorias nos procedimentos de poda e treinamentos dos servidores públicos. Com essa atuação, a ideia é reduzir o número de intervenções drásticas nas árvores. 

40 MIL MUDAS - Um dos alicerces do Florestas Urbanas é o fornecimento de mudas em tamanho padrão para plantio em calçadas (mudas com 2,10m de altura ou mais). Na Copel, a produção das mudas de arborização urbana teve início em 2007. Desde então, 40 mil mudas já foram plantadas em vários municípios da área de concessão da Companhia. 

Atualmente, a produção está concentrada em três hortos florestais: Horto Florestal das Cabreúvas (UHE Gov. Ney Braga), Horto Florestal das Perobas (UHE Gov. José Richa) e Horto Florestal do Cerrado (UHE Mourão). Somente em 2015, mais de 40 municípios solicitaram mudas à Copel. 

CAPACITAÇÃO - Além do fornecimento de espécies de árvores adequadas, a Companhia promove melhorias contínuas nos procedimentos de poda, para minimizar o impacto à arborização, e treinamentos de servidores municipais com enfoque na elaboração de planos de arborização urbana. 

Já foram realizados sete treinamentos com participantes de 153 municípios do Paraná, numa parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Ministério Público do Paraná. O intuito é capacitar esses servidores para planejar a arborização em seus municípios e escolher as espécies adequadas para serem plantadas sob a rede elétrica. 

GUIA DA ARBORIZAÇÃO - A Copel disponibiliza em seu site o Guia de Arborização de Vias Públicas. Destinado a gestores municipais, o material oferece informações técnicas e práticas sobre as espécies mais indicadas para uso em projetos de embelezamento e paisagismo nas vias públicas, orientando o processo de escolha de espécies de maneira a evitar, no futuro, conflitos com as redes de distribuição de energia. 

Além disso, a Companhia vem testando novas maneiras de otimizar o planejamento da arborização em grandes centros urbanos. Um exemplo é a recente criação do aplicativo Geopoda, que monitora o histórico e permite acompanhar crescimento das árvores e programar podas com maior precisão, reduzindo o número de desligamentos da rede elétrica. 

Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br