ÚLTIMAS NOTÍCIAS / SEGURANÇA NO TRABALHO
Governo lança campanha de incentivo à renovação de maquinário industrial
Segunda-feira, 30 de junho de 2014
 
 

O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira (27) uma campanha para incentivar os empresários paranaenses a adequarem ou renovarem seu maquinário industrial, tornando os ambientes de trabalho mais seguros. O primeiro anúncio publicitário está sendo veiculado em jornais de todo o Estado e apresenta linhas de crédito da Fomento Paraná para auxiliar os empresários no financiamento desta melhoria estrutural. 

Além disso, o Estado produzirá materiais educativos para orientar operários e empregadores sobre medidas simples para prevenir acidentes de trabalho. A mobilização envolve representantes do seguimento governamental, patronal e dos trabalhadores. 

A campanha é uma das ações do governo para diminuir o número de acidentes com máquinas e equipamentos industriais no Paraná. “Nosso foco é proteger a saúde dos trabalhadores, atuando na prevenção de acidentes, sobretudo aqueles que causam amputações de membros”, destacou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. 

Os setores que apresentam maior risco de acidentes são o industrial madeireiro e moveleiro, metal mecânico e construção civil. Segundo o diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, José Lúcio dos Santos, isso ocorre porque muitas empresas utilizam maquinário fora dos padrões de segurança. 

CRÉDITO - Empresários de micro, pequeno e médio porte, da indústria, do comércio ou do setor de serviços têm acesso às linhas de crédito do programa Banco do Empreendedor, que oferece as menores taxas de juros e prazos de carência e de pagamento adequados à capacidade de cada empreendedor. 

Com isso, as empresas poderão adequar seu maquinário ao que determina a Norma Regulamentadora – 12 (NR-12), de segurança e saúde do trabalho. Ela define procedimentos obrigatórios em locais destinados a máquinas e equipamentos, com o objetivo de reduzir o número de acidentes. 

TODOS OS PORTES - “Iniciamos esse trabalho com o setor da panificação, em 2011, e estamos estendendo esse benefício aos outros setores e aos empresários de todos os portes, inclusive o Micro Empreendedor Individual”, explica o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa. 

As taxas de juros são subsidiadas pelo Governo do Estado e o acesso às linhas de crédito pode ser feito por meio dos agentes de crédito da Fomento Paraná (lista disponível no portal www.fomento.pr.gov.br) vinculados a instituições, como prefeituras, associações e federações do comércio e da indústria em todo o Paraná. Mais informações sobre essa linha podem ser obtidas pelo telefone (41) 3883-7000, com a Gerência de Mercado. 

FACILIDADE - Para o engenheiro de segurança do trabalho do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Bruno Caruso Bilbao Adad, o crédito para as empresas é fundamental para desenvolver todas as ações necessárias de prevenção de acidentes. 

Segundo ele, a NR-12 impôs muitas obrigações aos empresários para a modificação ou substituição do parque de máquinas, que exige investimentos na casa de bilhões para modernização. 

“O governo e a Fiep se propuseram a buscar linhas de financiamento que fossem exequíveis. Agora, por meio da Fomento Paraná, teremos as linhas necessárias para podermos substituir as máquinas ou fazer as implementações necessárias para prevenção de acidentes”, afirmou. 

DENÚNCIA - Caso o trabalhador esteja sendo exposto a algum tipo de risco, ele deve denunciar e buscar os seus direitos junto às instituições de proteção ao trabalhador. Outro caminho é procurar os Cerest’s ou os Núcleos de Saúde do Trabalhador, que estão distribuídos em 22 regiões do Estado. 

Para informações sobre qual o Cerest ou Núcleo mais próximo do seu município, ligue para Ouvidoria do SUS, o telefone é 0800 644 4414. 

APOIO – A campanha de proteção de máquinas é promovida pela Secretaria Estadual da Saúde e pela Fomento Paraná, com o apoio de entidades representantes dos empregadores e as centrais sindicais: CUT, Força Sindical, UGT e Nova Central. 

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br