ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Meio Ambiente
Paraná comemora o plantio de quase 20 mil árvores
Terça-feira, 24 de junho de 2014
 
 

No Dia da Araucária, comemorado nesta terça-feira (24), o Governo do Paraná festeja a marca de 19,5 mil árvores desta espécie plantadas no Estado nos últimos três anos por meio do programa Estradas com Araucárias. 

O objetivo é plantar araucárias em divisas de propriedades rurais com estradas federais, estaduais, municipais ou particulares, em municípios que tenham a ocorrência natural da Araucaria angustifólia, aumentando a população dessa espécie para embelezar a paisagem, estimular o turismo rural, apoiar a reabilitação do ecossistema da região, capturar gases de efeito estufa e, ainda, produzir o pinhão para consumo humano e da fauna.

“Começamos com os municípios da Lapa e Irati e já temos quase 20 mil árvores plantadas, em parceria com iniciativa privada, para garantir a preservação dessa espécie, que continua ameaçada de extinção”, afirma o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Caetano de Paula Jr.

O secretário explica que o programa Estradas com Araucárias tem sido um grande aliado da biodiversidade paranaense, pois o pinhão alimenta várias espécies de animais na floresta, como a cotia e a gralha-azul. “A abertura da Copa do Mundo destacou a araucária, que já é um símbolo do Brasil e não só do Paraná. A preservação da araucária hoje tem viabilidade econômica. A exploração do pinhão vem crescendo ano a ano e compensa mais que a exploração da madeira. Para o produtor vale mais a pena manter a árvores em pé e ganhar com o pinhão do que derrubar a árvore para vender a madeira”, diz o secretário.

O programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Embrapa Florestas, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Emater-PR, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

COMO FUNCIONA – Os proprietários rurais que participam do programa são remunerados por empresas interessadas na compensação de suas emissões poluentes. Os agricultores têm um aumento de renda também com a comercialização dos pinhões. Participam 41 produtores rurais no município da Lapa e 10 de Irati. Eles receberam recursos do Grupo DSR, que atua na área de logística, no valor anual de R$ 5,00 por muda de araucária, não ultrapassando R$ 1 mil por propriedade rural.

Conhecido por sua magnitude e porte elegante, o pinheiro, cujo nome científico é Araucária Angustifolia, é a árvore símbolo do Paraná, onde ocupava originalmente uma área de 73.780 quilômetros quadrados, equivalente a 40% do território. Atualmente restam apenas 2% desse total. A Araucaria angustifolia é nativa da Mata Atlântica brasileira e está seriamente ameaçada de extinção. 

O nome indígena da árvore é Nhirá, do Guarani, “semente boa para assar”. A árvore tem crescimento rápido, resiste a temperaturas de até 6 graus negativos, é ótima para compor reflorestamentos e frutifica de maio a julho. 

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br