ÚLTIMAS NOTÍCIAS / TCE oferece curso de capacitação para jornalistas
Objetivo é familiarizar os profissionais de imprensa com estatísticas e indicadores das finanças municipais, facilitando o entendimento do tema e aprimorando o controle social das contas públicas
Sábado, 27 de fevereiro de 2010
 
 

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná, por meio da Escola de Gestão Pública e da Diretoria de Contas Municipais, está oferecendo um curso gratuito de capacitação para profissionais de imprensa. Com carga total de 9 horas/aula, o objetivo é familiarizar os jornalistas com estatísticas e indicadores das finanças municipais, facilitando o entendimento do tema e aprimorando o controle social das contas públicas. O curso será ministrado entre os dias 9 e 11 de março próximo, pela manhã, na sede do Tribunal, no Centro Cívico, em Curitiba. As vagas são limitadas.

O curso é dirigido a editores, repórteres, pauteiros, redatores e assessores de imprensa. Vai abordar temas que vão desde a natureza das funções do TCE até aspectos técnicos da execução orçamentária dos municípios, tratando também de conceitos específicos da Contabilidade Pública. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do Tribunal: www.tce.pr.gov.br, no link EGP Eventos.

“O Tribunal está executando um projeto para aprimorar a transparência das ações públicas dos municípios. Para que os dados cheguem à população, a sociedade precisa contar com profissionais de imprensa aptos a traduzir os números apresentados em informação clara e precisa”, observa Jorge Khalil Miski, analista de controle do órgão e um dos responsáveis pela organização do curso.

O conteúdo programático está dividido em quatro módulos: “O Monitoramento das Ações Públicas dos Municípios”; “Municípios: Abrangência Institucional e Tipologia”; “Aspectos Econômicos e Contábeis”; “Análise do Perfil dos Municípios do Paraná segundo Faixas Populacionais”. Durante os três encontros, sempre no período da manhã, serão apresentados conceitos como Sistema de Monitoramento, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Fontes de Recursos, Despesas e Receitas Orçamentárias, Conversão de Valores, entre outros.

Fonte: TCE PR

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br