ÚLTIMAS NOTÍCIAS / "Não presto contas a ninguém a não ser ao povo brasileiro", diz Lula sobre visita ao Irã
Presidente brasileiro deve viajar também para Israel e Palestina. Lula lembrou que Brasil é o único país a proibir armas nucleares em sua Constituição
Sábado, 27 de fevereiro de 2010
 
 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva justificou nesta sexta-feira, durante viagem oficial a El Salvador, a visita que fará ao Irã, em maio, dizendo que não viajará somente à república islâmica, mas também à Palestina, a Israel e a muitos outros países no decorrer dos próximos meses.

Em entrevista coletiva concedida ao lado do presidente salvadorenho, Maurício Funes, Lula lembrou que tem feito viagens ao longo de seus dois mandatos a vários países do mundo e disse que não tem que prestar contas a ninguém sobre a viagem que fará ao Irã, somente ao povo brasileiro

"Estou indo ao Irã como vou a qualquer outro país do mundo e os Estados Unidos nunca pediram para mim para visitar algum país no mundo. Eles não têm que prestar contas para mim. A relação americana é uma relação soberana. Eles visitam quem eles querem e eu visito quem eu quero, dentro do direito soberano de cada país. Eu vou visitar o Irã e não terei de prestar contas a ninguém a não ser ao povo brasileiro, que vai querer saber, não apenas o que eu vou fazer, mas o resultado disso tudo", disse.

O presidente lembrou ainda que o Brasil é o único país do mundo que tem em sua Constituição a proibição para produção de armas nucleares.

"O Brasil está fazendo enriquecimento de urânio para produção de energia e fármacos", disse.

"O Irã estaria rompendo com o tratado da ONU (se tivesse fazendo enriquecimento que levasse à fabricação da bomba atômica) e eu não poderia concordar. Cada país exercita a democracia à sua maneira. Os Estados Unidos da maneira deles e nem todo mundo concorda como faz o governo deles", acrescentou.

 

Fonte: Agência Estado

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br