ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Terremoto deixa mortos no Chile, provoca alerta de tsunami e é sentido no Brasil
Forte tremor atingiu 8,8 graus de magnitude e matou ao menos 76 pessoas.Países vizinhos e regiões da Antártida estão em alerta para tsunamis.
Sábado, 27 de fevereiro de 2010
 
 

O terremoto de 8,8 graus de magnitude que atingiu a região central do Chile na madrugada deste sábado (27) deixou ao menos 76 mortos no país, segundo informações oficiais do governo chileno. O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

 

Veja fotos do terremoto no Chile

 

O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 e estremeceu prédios na capital, Santiago, a 325 km de distância. Várias regiões da cidade ficaram sem energia e muitos chilenos, com medo, saíram às ruas. De acordo com informações da Reuters, o Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por tempo indeterminado. As comunicações ainda não foram restabelecidas nas localidades próximas à zona do epicentro.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, informou que foram enviadas equipes às regiões atingidas, onde as comunicações ainda não estão normalizadas. No Escritório Nacional de Emergência, a presidente pediu calma à população, mas afirmou que o número de vítimas deverá aumentar. "Com um terremoto dessa força, não podemos absolutamente descartar mais mortes e provavelmente feridos", afirmou a presidente.

 

Ela estuda  posibilidade de declarar "estado de catástrofe" nas regiões de Maule, Bio Bio e La Araucanía.

Oe terremoto de 8,8 graus de magnitude atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O mesmo instituto havia divulgado anteriormente que o tremor atingiu 8,3 graus, posteriormente 8,5 graus.

 

Reflexos foram sentidos até mesmo no Brasil.

 

O forte tremor levou o Centro de Advertência do Pacífico a emitir alertas para possíveis tsunamis inicialmente para Chile e Peru, posteriormente estendido para Equador, Estados Unidos, Colômbia, toda a América Central, a Polinésia Francesa, além de regiões da Antártida. Pouco após o terremoto atingir o Chile , o Japão também entrou em alerta para possíveis tsunamis.

 

O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 59 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.

 

* Com informações das agências de notícias EFE, France Presse e Reuters

 

Fonte: Do G1,com agências Internacionais

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br