ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Paraná
Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba tem entrada franca
Segunda-feira, 23 de setembro de 2013
 
 

O Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC), com filmes em cinco salas de exibição a cidade, começa na terça-feira (24) e segue até domingo (29). A programação inclui uma mostra internacional de longas-metragens, mostra nacional de curtas, uma mostra paranaense, uma universitária competitiva e uma infanto-juvenil. A entrada é gratuita.
A mostra principal, com longas-metragens internacionais e curtas nacionais será exibida no Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Crystal. Na Cinemateca, serão exibidos cinco filmes paranaenses – selecionados pela Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (AVEC) – que apresentam um panorama da produção audiovisual do estado.            

Já as produções da mostra infanto-juvenil serão exibidas no Sesi Portão e no Centro Cultural Sistema Fiep. Esses filmes também serão exibidos em escolas de todas as regionais da cidade com o objetivo de levar o cinema nacional para exibição em locais não convencionais para facilitar o acesso e aumentar a democratização cultural.
O filme canadense “A Feiticeira da Guerra” (2012, 90 min) é um dos destaques da mostra principal. Indicado ao Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro, a produção é escrita e dirigida por Kim Nguyen. Pela atuação, Rachel Mwanza faturou o urso de prata de melhor atriz no Festival de Berlim e no Tribeca Film Festival, nos Estados Unidos, onde o filme também foi eleito o melhor.

Entre os nacionais, um dos destaques é o filme “Pátio” (2013, 17min), de Aly Muritiba, cineasta baiano radicado em Curitiba. Exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes, em 2013, a produção é a segunda parte da “Trilogia do Cárcere”, um documentário de observação sobre o dia a dia de um detento no pátio de sol da cadeia na qual está preso. O nome de Muritiba alcançou repercussão quando o filme anterior, “A Fábrica”, ficou entre os 11 pré-selecionados para o Oscar de melhor curta-metragem.
O Cine Guarani, no Portão Cultural, vai apresentar a mostra universitária competitiva com coordenação de Helena Santana e participação de estudantes de todo o Brasil. As 35 produções selecionadas estão divididas em quatro categorias: ficção, documentário, videoclipe e vídeo experimental. Os vencedores de cada uma delas receberão como prêmio uma viagem para o 64º Festival Internacional de Cinema de Berlim (2014). Para a seleção dos premiados, três jurados em cada categoria indicaram os melhores filmes.
A programação universitária do FICBIC ainda contará com palestras e mesas redondas com profissionais do meio audiovisual, como os integrantes do projeto “Tesão, piá”, sucesso na internet; e o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, ex-assessor da diretoria da Ancine, a Agência Nacional do Cinema.
O Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba terá uma programação itinerante pelas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cascavel (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Londrina (PR) e São Paulo (SP).

Confira os locais das mostras:
Mostra principal (longas internacionais e curtas nacionais)
Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal – Rua Comendador Araújo, 731 - Batel)

Mostra Infanto-Juvenil
Sesi Portão (Rua Padre Leonardo Nunes, 180 - Portão)
Centro Cultural Sistema Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico)

Mostra Universitária Competitiva
Cine Guarani – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 - Portão)

Mostra AVEC
Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)

A programação completa do FICBIC está disponível no site da Bienal Internacional de Curitiba.

Fonte: G1

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br