ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Bos Vindas
UEM programa recepção aos quase 4,5 mil calouros
Sábado, 27 de fevereiro de 2010
 
 

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Pró-Reitoria de Ensino, programou uma série de atividades para recepcionar os novos alunos de graduação em março. O período letivo da instituição começa nesta segunda-feira (1º), com 15.458 alunos de diversos cursos de graduação, dos quais, 4.474 são calouros, incluindo os acadêmicos dos cursos a distância.

Vários convidados ilustres ministram as aulas inaugurais da Instituição. A primeira será da Universidade da Terceira Idade (Unati), no dia 15 de março, às 14 horas, no anfiteatro Ney Marques. Renato Veras, diretor da Unati da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, fala das experiências do projeto que serviu de base para a criação da Unati da UEM.

O ex-ministro da Agricultura do governo Geisel (1974-1979) e secretário de Agricultura de Minas Gerais por três vezes, Alysson Paolinelli, ministra a aula inaugural da graduação no dia 16, a partir das 20 horas, no Restaurante Universitário. Atualmente tem focado suas atenções à “tecnologia tropical”, que busca o desenvolvimento tanto quantitativo como qualitativo de alimentos.

O sociólogo e cientista político Emir Sader é outro destaque que a UEM receberá. Pensador de orientação marxista, Sader colabora com publicações nacionais e estrangeiras e é membro do conselho editorial do periódico inglês New Left Review. Presidiu a Associação Latino-Americana de Sociologia e é um dos organizadores do Fórum Social Mundial.

A palestra está prevista para o dia 16 de março, às 20 horas, mas ainda não tem local ainda não está definido. Já o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, ministrará a aula inaugural do DCE, no dia 29 de março, às 20h30. Falará sobre Políticas Econômicas e os Novos Desafios para o Brasil. O local ainda não foi definido.

O DCE programou atividades artísticas de 9 a 11 de março, a partir das 23 horas, na Aduem, com destaque para a banda Cachorro Grande, no último dia; feira de artesãos de 1º a 12 de março, das 9 às 21 horas, em frente ao Restaurante Universitário; feira de livros novos e usados de 1º a 5 de março, das 9 às 21 horas, em frente ao RU; Tenda da Saúde de 1º a 5 de março, das 8 às 19h30, em frente à Biblioteca Central; Hemocentro Móvel dias 3 das 8 ao meio-dia e 11 das 18 às 21 horas, em frente à BCE; Tenda da Conscientização de 1º a 5 de março, das 8 às 19h30, em frente à BCE; e Tenda para Coletas de Alimentos de 1º a 5 de março, das 8 às 19h30, em frente à BCE.

Além disso, estão na programação a distribuição de mudas de plantas nativas no dia 5 de março, de manhã, no semáforo da Avenida Colombo com a Lauro Werneck; a remoção de focos de dengue no câmpus no dia 3 de manhã; e a coleta de materiais recicláveis também no dia 3 de manhã, com concentração em frente à BCE. A Copa Calourada de Futsal do DCE será realizada de 14 a 26 de março nas quadras abertas. As inscrições devem ser feitas no DCE, bloco 6, de 1º a 12 de março, das 9 às 19h30.

Algumas atividades, informa a assessoria da UEM, ainda não estão completamente fechadas e serão divulgadas posteriormente, como as palestras, as ações itinerantes aos câmpus regionais e as oficinas culturais.

 

Fonte: Redação redacao@odiariomaringa.com.br

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br