ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Família e Desenv.Social
Família Paranaense reforça ações para crianças e adolescentes
Quarta-feira, 11 de setembro de 2013
 
 

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social vai reforçar as ações intersetoriais do programa Família Paranaense para atendimento a crianças e adolescentes. As primeiras secretarias estaduais envolvidas são da Educação e do Esporte. Na primeira fase, o investimento será R$ 4,5 milhões do Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA) em projetos que envolverão também as secretarias do Trabalho e da Cultura.

Para a secretária da Família, Fernanda Richa, o programa envolver mais de 18 secretarias propicia uma série de ações que atenderão todos os integrantes do núcleo familiar. “O atendimento interdisciplinar é necessário para que as famílias sejam assistidas em todas suas fragilidades. Queremos que nossos meninos e meninas tenham acesso a informações e atividade que mostrarão o caminho para que se tornem os protagonistas de suas histórias”, afirma Fernanda.

O projeto Adolescentes Protagonistas, desenvolvido pela Secretaria da Educação, envolverá 90 escolas estaduais dos 30 primeiros municípios prioritários do Família Paranaense. As oficinas presenciais ou à distância mostrarão como os diversos setores da sociedade interagem e noções de política, além de incentivar a criação de grêmios estudantis. “A ideia é estimular os adolescentes à participação comunitária e social”, afirma o secretário da Educação, Flávio Arns.

ESPORTE – A Secretaria do Esporte irá realizar o projeto Lazer no Paraná que distribuirá kits esportivos para 100 municípios prioritários do programa Família Paranaense. Serão atendidas as cidades com até 20 mil habitantes, com um trabalho pautado no direito de acesso ao esporte e no lazer de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “O esporte é reconhecidamente fator de melhoria na qualidade de vida, com impactos positivos sobre as habilidades motoras, cognitivas e sociais”, afirma Evandro Roman, secretário do Esporte.

Os dois projetos já foram aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e, em breve, entrarão na fase de execução. Os projetos das secretarias da Cultura, com a Biblioteca Pública do Paraná, e do Trabalho, Emprego e Economia Solidária; além de um projeto da Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social também deverão passar pela análise do Cedca nas próximas assembleias.

PROGRAMA - O Família Paranaense articula políticas públicas de várias áreas do Governo, visando o desenvolvimento, o protagonismo e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná. É estabelecida uma rede integrada de proteção às famílias, com oferta de ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde ela reside.

Fonte: Agência de Notícias do Estado

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00
Avenida das Flores, 118 - UNIFLOR - Centro - Paraná
(44) 3270-1150
gabinete@uniflor.pr.gov.br