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Sábado, 13 de março de 2010
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O prejuízo comunicado por vítimas de fraudes na internet dobrou em 2009, com muitas queixas ligadas a esquemas em que foi usado o nome do FBI, informou a agência norte-americana nesta sexta-feira (12).
A perda total subiu para US$ 559,7 milhões no ano passado, contra US$ 264,6 milhões registrados em 2008, com base em valores comunicados ao Centro de Queixas para Crimes de Internet, parceria entre o FBI e o Centro Nacional de Crimes de Colarinho Branco dos Estados Unidos.
O número de queixas recebidas pelo centro aumentou 22%, de 275.284 para 336.655, sendo que em 16% delas eram casos em que criminosos fingiam ser integrantes do FBI para conseguir informações das vítimas.
Já 11,9% das queixas se referem a fraudes em que vendedores não enviavam seus produtos, ou que compradores não pagavam, ao passo que fraudes em que as vítimas pagavam primeiro e, depois, não eram recompensadas representaram 9,8%.
Cerca de 65,4% das fraudes foram originadas nos EUA, enquanto 9,9% na Grã-Bretanha, 8% na Nigéria e 2,6% no Canadá.
Fraudes na internet têm sido um problema crescente por muitos anos, e as queixas podem representar apenas uma pequena parcela do prejuízo total das vítimas de fraudes
Fonte: Da Reuters